Resenha: Griphos Meus

A resenha de hoje é do livro “Griphos meus: cinema, literatura, música, política & outros gozos crônicos”, do autor parceiro Felipe Ferreira.

O livro é uma obra de produção independente que reúne textos do autor, publicados nos sites Publikador, Ambrosi e Cinem(AÇÃO), dos quais Felipe é colunista.

fferreira2‘Griphei’ e exatamente nesse dia um verbo começou a ser conjugado.
Este livro reúne os principais textos dessa ostra.
Não são críticas de filmes com estrelas qualitativas, não são análises literárias que consagram romances ou condena-os ao fracasso, não são resenhas musicais que classificam determinado álbum e/ou artista como “brega” ou “contemporâneo”. Não são!
Meus ‘griphos’ são vômitos sinceros e viscerais de experiências artísticas que de alguma forma provocaram (e provocam!) meus sentidos e instigam meus instintos de criador/criatura.
Ao todo são 22 griphos kynematográficos (entre produções nacionais, curtas metragens, documentários e filmes estrangeiros), 06 griphos literários, 04 griphos musicais (incluindo um manifesto), 03 griphos políticos, 04 griphos crônicos e 03 griphos eróticos.
Deleitem-se!
Facebook | Twitter | Instagram

Talvez o nome do livro possa levar o leitor a acreditar que se trata de um livro fechado, voltado para o próprio “mundo do escritor”. Muito pelo contrário.
Não pense que você irá ler um livro cheio de amarras, com opiniões camufladas pelas regras da sociedade. Neste livro, Felipe simplesmente escancara suas opiniões e “joga na cara da sociedade” (em críticas inteligentíssimas) seus pensamentos e observações sobre filmes, livros, música e política.

A impressão que tive ao ler o livro era de que eu estava tendo uma conversa com o autor. Felipe é tão natural em suas críticas, mesmo que aguçadas pelo calor da escrita, que parecia simplesmente que era um amigo me abrindo os olhos sobre determinados assuntos. Não se trata de crítica feita somente pelo ato de criticar, “meter o pau”. É critica com fundamento, opinião e emoção.

O que mais gostei no livro foram alguns Griphos kynematográficos, que fizeram eu me interessar por filmes que nunca havia ouvido falar. Mas o meu gripho preferido foi um gripho literário, de nome “Humana Flor: Alma e poesia de uma atriz”, que faz referência ao livro escrito pela atriz Andréia Horta.

“O livro ‘Humana Flor’ revela a vertente poética de um ser que o tempo todo troca de pele, muda de corpo, transmuta a alma.
Calamos a atriz, e damos voz à mulher.
Os poemas, tão abstratos na maioria das estrofes, mas concretos como o roteiro de um filme baseado em fatos reais, perpassam os mais plenos, os mais sofridos e os mais escrotos momentos da vida.”
p.110

Todos os textos do livro são bastante pessoais e intensos, mas é uma boa leitura – principalmente para cinéfilos como eu – e que permite que possamos concordar e discordar do autor nos mais variados assuntos.

O autor também escreveu uma crônica, que consta no livro e se tornou uma das minhas preferidas. O nome é “Velinha, Velinhas e combustão” e senti realmente como se fosse algo “visceral”, o que de fato era a intenção de Felipe desde o início.

Não sei falar, aprendi. A fita corre demais, a fanhosidade me incomoda… Digo, escrevendo, jogando palavras, distribuindo carapuças e destilando ironias.
p.170

Aconselho o livro para leitores de mente aberta, que gostam de textos bem escritos e de opiniões fortes.

Título: Griphos meus: Cinema, literatura, música, política & outros gozos crônicos
Autora: Felipe Ferreira
Editora: Edição do autor
Nota: 4

Obs.: Para quem se interessar pelo livro, é possível comprá-lo diretamente com o autor, enviando um email para felipe.grifosmeus@outlook.com 😉

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha: Griphos Meus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s